Melhora a qualidade do sono, vários estudos demonstram que a melatonina contribui para uma melhor qualidade do sono e ajuda a tratar a insônia, por aumentar o tempo total de sono, e diminuir o tempo necessário para adormecer em crianças e adultos
A melatonina ou N-acetil-5-metoxitriptamina é um hormônio produzido pela glândulahipófise, regulando o ciclo sono-vigília. Sua produção diminui com o envelhecimento, por isso os distúrbios de sono são mais frequentes em idosos. É sintetizada a partir da serotoninapela conversão inicial do triptofano em serotonina; conversão desta em N-acetilserotonina epor último a conversão em melatonina. Apresenta um padrão de secreção dia-noite, sensívelà luminosidade, com inicio de elevação a noite e queda no final da mesma.A exposição à luminosidade é suficiente para suprimir a síntese de melatonina, visto que aluz tem uma ação inibitória na hipófise. No período de luz, o núcleo paraquiasmático estáativo e, devido a sua ação inibitória GABAérgica sobre o núcleo paraventricular, não háestimulação noradrenérgica da glândula, enquanto que na fase escura, o núcleoparaquiasmático está inativo e, portanto, há ativação da pineal. A exposição à luz durante afase escura inibe a produção de melatonina de forma aguda, mas a escuridão não estimula asua produção.Esse hormônio funciona como indutor do sono e estudos sugerem que ele age como umagente que prepara para o sono, possivelmente sinalizando para uma redução natemperatura corporal.
IndicaçãoCronobiológica (regulando os ritmos biológicos).Imunomodulatória (agindo sobre linfócitos, citocinas, entre outros);Anti inflamatória (inibindo prostaglandinas e regulando a COX-2)
Recomendação de usoUso interno: Pode ser utilizado até 10 mg diários. Usualmente, as doses variam de 0,3 a 0,6mg do produto. Deve ser ingerido 1 a 2 horas antes de deitar. Importante destacar oacompanhamento por profissional de saúde durante o tratamento.
Uso externo: Para uso tópico pode ser utilizado na concentração de 0,1%, podendo serassociado a outros ativos.
ContraindicaçãoA melatonina deve ser evitada por pessoas com diabetes mellitus, depressão, distúrbios decoagulação do sangue, pressão arterial alta ou baixa, epilepsia ou que estiverem usandoqualquer medicamento para prevenir a rejeição de órgãos transplantados. Não se sabe se amelatonina pode ser usada na gravidez ou se irá prejudicar o feto. Também não se sabe seela passa para o leite materno e se poderia prejudicar o bebê. Por isso, este produto nãodeve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. As doses altas demelatonina podem comprometer a ovulação, tornando a gravidez mais difícil e devem serusadas com cuidado por pessoas que estejam tomando antibiótico, aspirina, paracetamol,pílula anticoncepcional, insulina, medicamentos orais para o diabetes, medicamentosestupefacientes para dor, antiácidos, medicações para problemas cardíacos ou parapressão arterial, anticoagulantes, anti-inflamatórios ou esteroides. Embora vasta, nem todas as interações possíveis estão contidas nessa lista e mais outras medicações podem interagir com a melatonina.
Modo de usar: Ingerir 1 cápsula 30 a 50 minutos antes de dormir